18 de fevereiro de 2009

I Encontro Luso-Espanhol sobre Agricultura Biológica e Conservação da Natureza

Por ocasião da certificação biológica do Parque Nacional de Doñana, um dos parques naturais melhor conservado da Europa, e tendo em conta a “Carta de Intenções para a Sustentabilidade e Desenvolvimento da Agricultura Biológica” assinada no passado dia 21 de Novembro pelo Ministério do Medio Ambiente y Medio Rural y Marino Estatal, representado pela Dra. Elena Espinosa e pelo Dr. Jaime Silva Ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e das Pescas de Portugal, pela qual se pretende, entre outros aspectos, desenvolver o sector de produção Biológica, a Associação CAAE, como promotora de tais eventos e em colaboração com a INTERBIO e com outras entidades, pretende pôr em marcha o I Encontro Luso-Espanhol sobre a Produção de Agricultura Biológica e Conservação da Natureza.

O lugar eleito para a sua realização foi a localidade de Almonte, em Espanha, já que além de se situar num lugar estratégico dentro do Parque Natural de Doñana e perto de Portugal, caracteriza-se por ser uma referência de sustentabilidade, produção biológica e defesa do Meio Ambiente.

Para informações detalhadas sobre o encontro, seguir este link.

9 de fevereiro de 2009

ALIMENTARIA 2009 - 2ª Circular

Como informámos, realiza-se de 19 a 22 de Abril a ALIMENTARIA – Feira Internacional da Alimentação, na FIL em Lisboa, salão de referência do sector alimentar nacional.

O ESPAÇO BIO irá ser uma realidade face ao bom acolhimento que os operadores de agricultura biológica manifestaram, tendo havido um número elevado de inscrições, mantendo-se a localização no Pavilhão 1 da Feira. Este espaço, cuja boa localização foi negociada com a organização da Feira, e que pretende ser uma referência na Alimentária’09 e um marco de grande importância na promoção da agricultura biológica, será dividido entre os operadores que se inscreverem. Com as inscrições chegaram inúmeras sugestões de alterações ao projecto inicial de participação, que revelam o bom nível de interesse dos operadores.
De acordo com a análise que efectuamos, alterou-se o esquema de participação permitindo maior diversidade aos operadores, que poderão assim participar com os seus expositores habituais, que acabam por ser a sua imagem em eventos semelhantes.

Como anteriormente comunicado, o espaço BIO, com 108 m2 , será uma ilha com 2 frentes de 12m e outras duas de 9 m. Em vez das anunciadas mesas e cadeiras, iguais para todos, passa a haver um espaço de exposição maior de gestão livre para cada um, podendo ser disponibilizadas as mesas e as cadeiras a quem o pretender. Deste modo, conforme planta em anexo, cada aderente tem pelo menos uma frente para os corredores da feira. Mantém-se o espaço intermédio com mesas de reunião e cadeiras e um espaço de utilização comum, no centro, para armazenamento.

Os expositores não poderão em caso algum, cobrir a totalidade do fundo do espaço individual (de forma a que o interior seja visto de fora), nem ultrapassar os 2,30 m em altura. A ocupação do espaço tem de ser submetida previamente à INTERBIO para aprovação. Igualmente se mantém uma forma diferenciada de participação, com valores diferentes conforme o espaço de exposição e a localização, e um valor para participantes que pretendam um maior espaço publicitário, na zona central da ilha.

Os valores de participação são os seguintes:

• Base: 650 euros. 14 lugares.

• Central: 900 euros. 2 lugares. Localização na zona central de cada uma das duas faces maiores da ilha.

• Esquina: 1500 euros. 4 lugares. Localizadas nas esquinas do espaço, têm duas frentes. A participação poderá ainda ser efectuada através de 4 lugares para painel publicitário de 1,20 m2, em cada uma das quatro paredes do espaço de utilização comum: 500 euros1.

Não se alterando as condições de base anterioremente anunciadas, não se considera necessário a confirmação da inscrição, apenas sendo necessário comunicar eventuais alterações. No caso de haver mais inscritos que lugares disponíveis, será dada prioridade aos sócios da INTERBIO, seguido da ordem de inscrição.

Os lugares serão sorteados entre os que se inscreverem para o mesmo tipo de participação, em data a anunciar.

O espaço publicitário será sempre sorteado.

1 A ocupação de 2 espaços publicitários pela mesma entidade tem um valor de 2000 euros, e a ocupação dos 4 espaços por uma só entidade, o valor de 5000 euros

ALIMENTARIA 2009 - 1ª Circular

De 19
a 22 de Abril realiza-se em Lisboa a ALIMENTARIA – Feira Internacional da Alimentação, salão de referência do sector alimentar nacional.

O reconhecimento da importância da agricultura biológica para a Alimentária, a que não é alheia a notória presença do sector na última edição, levaram a que a INTERBIO, representada pela Presidente Drª Maria Santos, integrasse a Comissão Organizadora da ALIMENTÁRIA ‘09.

Assim, aproveitando este convite, e com o objectivo da promoção dos produtos biológicos e dos operadores de agricultura biológica, a INTERBIO decidiu, mais uma vez, criar um espaço profissional BIO, desta vez através da organização de uma “ilha” , localizada no Pavilhão 1, onde poderão estar presentes todos os operadores. Este espaço, cuja boa localização foi negociada com a organização da Feira, pretende ser uma referência da Feira e um marco de grande importância na promoção da agricultura biológica, será dividido entre os operadores que se inscreverem.

O espaço BIO, superior a 100 m2 , terá 4 frentes de cerca de 10 m, nas quais serão dispostas mesas individuais de exposição com 2 cadeiras, viradas para o exterior, um espaço intermédio com mesas de reunião e um espaço de utilização comum, no centro, para armazenamento. A INTERBIO pretende alargar o espaço ao maior número de operadores, no sentido de permitir uma maior participação, conseguindo-se uma maior diversidade dos produtos, chave na atracção de um maior número de visitantes ao espaço BIO.

Assim, estabeleceu-se uma forma diferenciada de participação, com valores diferentes conforme o espaço de exposição e a localização, e um valor para participantes que pretendam um maior espaço publicitário, na zona central da ilha.

Embora os valores finais só possam ser ajustados após recebermos todas as inscrições, estimam-se os seguintes valores1:

Participação

• Base: 650 euros

• Central: 900 euros. Localização na zona central de cada uma das duas faces maiores da ilha. Tem uma mesa de maior dimensão que na participação-base.

• Esquina: 1500 euros. Localizadas nas esquinas do espaço, têm duas frentes e uma mesa maior que qualquer uma das anteriores. A participação poderá ainda ser efectuada através de 4 lugares para painel publicitário de 1,20 m2, em cada uma das quatro paredes do espaço de utilização comum: 500 euros2.

Os operadores que pretendam participar deverão inscrever-se até dia 21 de Janeiro na INTERBIO, indicando a modalidade de participação.
No caso de haver mais inscritos que lugares disponíveis, será dada prioridade aos sócios da INTERBIO, seguido da ordem de inscrição.
Os lugares serão sorteados entre os que se inscreverem para o mesmo tipo de participação, em data a anunciar. O espaço publicitário será sempre sorteado.

1 Caso a INTERBIO venha a obter do MADRP um apoio à participação os valores serão inferiores, nomeadamente para os associados da INTERBIO.

2 A ocupação de 2 espaços publicitários pela mesma entidade tem um valor de 2000 euros, e a ocupação dos 4 espaços por uma só entidade, o valor de 5000 euros

CONTACTOS

INTERBIO – ASSOCIAÇÃO INTERPROFISSIONAL PARA A AGRICULTURA BIOLÓGICA



Edifício INOVISA, Tapada da Ajuda, 1349-017 Lisboa, Portugal

Tel. 916576365 * E-mail: interbio.bio@gmail.com