30 de abril de 2012

Propostas Legislativas da Comissão Europeia para a Reforma da PAC pós-2013

No dia 12 de Outubro de 2011 a Comissão Europeia apresentou o conjunto de regulamentos que estabelecem o quadro legislativo da Política Agrícola Comum (PAC) no período 2014-2020.
A estrutura da nova PAC mantém-se assente em dois pilares (o primeiro pilar corresponde ao apoio à produção agrícola e o segundo pilar corresponde ao apoio do desenvolvimento rural), que recorrem a instrumentos complementares para a prossecução dos mesmos objectivos.

Ver mais, aqui >>>

27 de abril de 2012

INTERBIO presente no VI Congresso Europeu de Agricultura Biológica

O VI Congresso Europeu de Agricultura Biológica, organizado pelo Grupo Europeu do IFOAM, sob o tema “Mudança inteligente - Rumo a uma PAC sustentável”, teve lugar em Copenhaga nos passados dias 17 e 18 de Abril. A ele assistiram cerca de 200 representantes do movimento da agricultura biológica europeu, entre associações interprofissionais, de produtores, de consumidores, organizações não governamentais, organismos de controlo, universidades e centros de investigação, com o propósito de discutir a Política Agrícola Comum (PAC) para 2014-2020 e defender a oportunidade desta contribuir efectivamente para o desenvolvimento da agricultura biológica na União Europeia (UE). A INTERBIO, apostando fortemente na expansão das suas actividades e fiel ao seu compromisso com a defesa dos interesses do sector, também fez questão de participar no congresso em representação de Portugal.

 

O congresso contou ainda com a presença de altos responsáveis políticos: J. Plewa, Vice-Director Geral da Direcção Geral da Agricultura e do Desenvolvimento Rural da Comissão Europeia comunicou aos congressistas que o papel da agricultura biológica é amplamente reconhecido nas propostas da Comissão para a nova PAC, sendo o apoio a este modo de produção essencial para garantir a produção de alimentos de forma sustentável e com benefícios ambientais. J. F. Hullot, Chefe da Unidade de Agricultura Biológica da mesma instituição europeia, deixou antever que, a agricultura biológica, regulamentada a nível europeu e alvo de um rigoroso sistema de controlo, é claramente vista como um aliado no objectivo de aumentar a sustentabilidade da agricultura europeia. Finalmente, M. Lautrup-Larsen, em nome da Presidência Dinamarquesa da EU, afirmou a ambição do seu país em lançar os alicerces para uma PAC que incentive os agricultores a fazerem uso de práticas mais amigas do ambiente, de forma inequívoca, consistente e menos burocratizada, tanto a nível dos regimes de pagamentos directos (I Pilar) como dos programas de desenvolvimento rural (II Pilar).

Durante os dois dias de congresso, entre os representantes da agricultura biológica, ambiente e sociedade civil, o mote mais escutado foi: “Dinheiro público para produzir bens públicos!”, em defesa de uma maior sustentabilidade dos sistemas de produção de alimentos em geral na Europa. No entanto, os oradores não deixaram de lembrar que há que criar condições de mercado para os mesmos serem também economicamente viáveis.

Em harmonia com um encontro tão bem sucedido do ponto de vista da participação, discussão e propostas políticas, visando o futuro desenvolvimento da agricultura biológica, o serviço de alimentação e bebidas foi inevitavelmente 100% biológico.


Apresentações, artigos e vídeos sobre o congresso disponíveis em:

A INTERBIO esteve na 7ª Festa da Primavera - Freixo do Meio

Organizada pela Herdade do Freixo do Meio pela 7ª vez, a Festa da Primavera é um encontro de inúmeras actividades ligadas à Agricultura Biológica e também à vida Rural.

Este ano, no dia 25 de Abril, estiveram presentes por volta de 2000 pessoas, e apenas a chuva e o vento forte que se sentiram alteraram um pouco o programa previsto.

Desde o fantástico Concurso Internacional de cães pastores, passando por actividades para crianças, exposições, passeios de bicicleta e pedestres, entre muitas outras, este encontro da Herdade do Freixo do Meio é conhecido já por ser um dos que reúne mais pessoas em torno das temáticas ambientais, e de um estilo de vida salutar.

(se ainda não conhece a Herdade e os seus produtos, visite um dos seus pontos de venda, aqui >>>)

 


 

A INTERBIO não podia também deixar de marcar presença, tendo-se dado a conhecer melhor ao público em geral - que se mostrou muito interessado no nosso trabalho - e realizado a sua reunião com os sócios presentes.

Deste encontro, sai reforçada a nossa vontade de que se repitam e multipliquem actividades como esta, que reúnem operadores e consumidores num espaço comum e descontraído, e que permitem a troca de contactos, experiências e oportunidades.

20 de abril de 2012

Concurso de Azeites e Vinhos - BIOCÓRDOBA - 9 JUN 2012

No próximo mês de Junho, realizar-se-á em Córdoba, Espanha, o XI ECOTRAMA (Concurso Internacional de Azeites Extra-Virgem, provenientes de Agricultura Biológica) e o XIII ECORACIMOS (Concurso Internacional de Vinhos provenientes de Agricultura Biológica).


De considerável importância na divulgação, os Concursos Internacionais podem também dar-lhe um indicador precioso da apreciação de um produto por um mercado externo. Um possível prémio num destes concursos é também um excelente cartão de visita que pode marcar a diferença na comercialização da sua marca.

Fique com a nossa sugestão, de participação simples e pouco dispendiosa, esperando que este ano os Vinhos e Azeites Biológicos Portugueses marquem ainda maior presença nos salões Internacionais.


Consulte os regulamentos e fichas de inscrição:




19 de abril de 2012

Convite para Reunião de Produtores Biológicos - 25 Abril 2012

  
A INTERBIO, Associação Interprofissional para a Agricultura Biológica, vem convidar os operadores em modo de produção biológico para uma reunião no dia 25 de Abril, às 15h, na Herdade do Freixo do Meio, Montemor-o-Novo. 

Esta reunião tem como objectivo a discussão sobre a actualidade relacionada com o nosso sector da agricultura biológica, com destaque para:
 
- derrogação relativa à alimentação dos ruminantes permitindo o recurso a alimentos convencionais;
- novas legislação sobre o vinho biológico;
- projectos em curso;
- proposta do governo para regulamentação nacional da agricultura biológica, que disponibilizamos aqui.
 
 
Durante todo o dia a INTERBIO terá uma banca para prestar informação.
Neste dia realiza-se na Herdade do Freixo do Meio o 7ª Encontro da Primavera com um vasto programa de actividades (toda a informação em http://www.herdadedofreixodomeio.com/).
 
Pelo desenvolvimento da agricultura biológica em Portugal, contamos convosco!
 
Com os melhores cumprimentos,
 
Angelo Rocha
Presidente da Direcção

18 de abril de 2012

6º Congresso Europeu de Agricultura Biológica - Copenhaga - 17 e 18 de Abril 2012


Organizado pelo IFOAM, o 6º Congresso Europeu de Agricultura Biológica (6th European Organic Congress), contou com a representação da INTERBIO, através da Catarina Crisóstomo.

Sob o tema "Mudança Inteligente - Rumo a uma PAC sustentável : Agricultura Biológica e de Alto Valor Ecológico, na modelação dos sistemas alimentares do futuro", este Congresso sublinhou a importância da Agricultura Biológica e dos sistemas agrícolas valorizadores da Natureza como resposta aos diversos desafios da produção alimentar na Europa.

Em breve, publicaremos um conjunto de artigos sobre este congresso, abordando temas como a futura CAP de 2014-2020, que irá estar em análise no parlamento europeu durante todo ano de 2012.


: Conheça melhor a colaboradora internacional da INTERBIO

Catarina Crisóstomo, 32 anos, Engenheira Agrónoma licenciada pelo Instituto Superior de Agronomia.

"O meu interesse pessoal pela agricultura biológica levou-me a frequentar um curso de formação específica em 2007, tendo de seguida trabalhado durante um ano com produtores biológicos da região de Idanha-a-Nova. 
Querendo aprofundar os meus conhecimentos, em 2009 iniciei o mestrado em agricultura biológica mediterrânica no Instituto Agronómico Mediterrânico de Bari (Itália) que conclui recentemente. A minha tese versou sobre as políticas para a agricultura biológica em Portugal e as relações entre as instituições intervenientes na sua definição. Hoje em dia sou doutoranda na Universidade de Milão, onde continuo a desenvolver investigação sobre o sector da agricultura biológica em Portugal, sob uma perspectiva de mercado.

Ter a oportunidade de colaborar com a INTERBIO é uma honra que aceito com entusiasmo, por ser uma associação fundamental para o desenvolvimento do sector da agricultura biológica em Portugal e com grande responsabilidade como representante do mesmo."

9 de abril de 2012

INTERBIO contrata técnico a tempo inteiro

No âmbito do projecto do PRODER, a INTERBIO contratou a Raquel Úria.

"O meu nome é Raquel Úria e sou a nova colaboradora da INTERBIO. Tenho formação base em Biologia com componente científica em Biotecnologia Vegetal (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra) mas já antes me interessava pelo que ia encontrando sobre Agricultura Biológica e esse interesse foi crescendo à medida que os conhecimentos se adensavam e o sector se desenvolvia. Ainda terei muito a aprender, tal como a Agricultura Biológica em Portugal tem muito a crescer e esse crescimento impõe-se, não só como importante, mas essencial. É por isso um grande prazer poder contribuir para promover o que verdadeiramente acredito ser o caminho a seguir." RU


CONTACTOS

INTERBIO – ASSOCIAÇÃO INTERPROFISSIONAL PARA A AGRICULTURA BIOLÓGICA



Edifício INOVISA, Tapada da Ajuda, 1349-017 Lisboa, Portugal

Tel. 916576365 * E-mail: interbio.bio@gmail.com